sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Passo a Passo: Lago de Jardim






























































Local para o lago no jardim:

*Deverá ser plano, longe de ondulações, barrancos, zonas baixas e alagadiças e sem terrenos pedregosos.
*Será preciso compactar a terra antes da confecção do lago e alguns solos não possuem estrutura para isto.
*Locais que foram antigos aterros também não poderão ser utilizados, poderá haver ainda emanações de gases que poderão afetar a estrutura, havendo ainda recalque do entulho.
*Locais mais baixos e alagadiços também devem ser evitados.
*Evite instalar o lago debaixo de árvores ou de calhas do telhado.

Colocar o lago sob árvores, levará a fazer limpeza constante.
As folhas que caem no outono encherão a superfície da água, podendo entupir a bomba se o filtro não for eficientemente protegido.
A decomposição destas folhas dentro da água causam acúmulo de matéria orgânica, que poderão matar os peixes.
Outro problema quanto às árvores, algumas necessitam de muita água e suas raízes explorarão o solo em busca dela, podendo danificar o sistema de construção do lago.
Então, a idéia é construir o lago onde não haja proximidade de árvores ou arbustos de raízes mais agressivas.

Dimensões e formas geométricas do laguinhoExemplo: um lago de 2,0 m de diâmetro terá uma área de 12,58 m² aproximadamente.Se você multiplicar pela profundidade terá o volume de água necessária.

Decidindo a profundidade do lago :
A maioria dos lagos pequenos tem profundidade entre 0,40 a 0,80m.
A bomba d'agua tem que ficar submersa.

Agua:
A qualidade da água do lago deve ser monitorada frequentemente, principalmente se houver peixes.
É necessária a colocação de um biofiltro.Nas lojas de aquarismo há bombas, filtros e medidores de pH, e toda uma sorte de informações específicas para quem vai montar este tipo de lago ou aquaterrário.

Limpeza do lago:
O acesso à caixa de limpeza do filtro deve ser de fácil acesso para que possa limpá-lo com tranquilidade. Fica na parte externa do lago e você poderá esconder a caixa com plantas.
Na montagem do lago esteja atento a este fator que poderá ser determinante do sucesso ou não do seu empreendimento.
Água com resíduo, cheia de folhas apodrecendo, peixes mortos não é uma visão saudável que o induza à meditação, com certeza.

Materiais necessários para a construção do lago:
1 - Revestimento especial:Revestimento com plástico especial com proteção UV, comprar muito maior do que irá precisar, pois as bordas deverão ser cobertas por ele.
2 - Areia:Areia, para compactar no terreno antes da colocação do plástico, evitando que algum ramo ou raiz venha a perfurá-lo.
3 - Bomba:Bomba para movimentar a água, fazer esguichos ou cascatas e seu tamanho dependerá não só do tamanho do lago mas também do que deseja. Para fazer um esguicho deverá ser mais potente para elevar a coluna de água.
Seu fornecedor saberá orientar neste sentido. Podemos dizer que as recomendações para um lago de 2000 galões de água (1 galão=4,55 litros) necessitará de uma bomba que movimente pelo menos 1000 g/h. Quando o filtro não é suficiente para trabalhar com o volume de água, é interessante fazer um desvio desta água que então voltará ao lago sem passar pela cascata.
4- Filtros:Servem para limpar a água de resíduos grandes e pequenos, que podem entupir a bomba, além de tornar antiestético o seu lago.

Filtros mais econômicos são os de gravidade.
Para trabalharem com mais eficiência devem ficar na parte mais alta do laguinho ou cascata, caso contrário será necessário um filtro com pressurização que podem ser limpos com uma volta de válvula.
5. Mangueiras: são pouco dispendiosas e fazem parte do orçamento para o lago.
Vão da bomba ao filtro e retornam ao lago, então comprar um pouco a mais do que precisará poderá evitar que tenha de ir comprar mais um pedaço depois.

Detalhe: esguichos para colunas de água são interessantes, além de movimentar a água ainda tem o poder de seduzir as pessoas a ficarem olhando.Se optar pela colocação do esguicho, a bomba escolhida deverá ter a potência necessária para levantar a coluna de água e o seu custo será maior do que apenas a que movimenta a água para filtragem. Mas vale cada litro, pela beleza e o efeito paisagístico.

MONTAR O LAGO:
1. Delinear a forma do lago, aqui planejado com uma forma orgânica.
Cavar na profundidade de 0,50 cm e na parte do meio, mais uns 20 cm, onde ficará depois a bomba.

2. Após colocar areia e compactar bem, nivelando, colocar a lona especial e prender com pedras ou tijolos.
Acomodar bem a lona contra a parede de terra compactada.
Colocar a bomba e os equipamentos todos.
Encher de água e testar para verificar se não há vazamentos.

3. Fazer o paisagismo em torno.

4. Plantas para dentro do lago:
o que realmente encanta a todos e dá o efeito paisagístico adequado são as de hábito flutuante, como a ninféia, parecida com o lótus e também a vitória régia, conhecida por todos e natural da Amazônia.
Dentre as plantas flutuantes que poderemos encontrar facilmente e cultivar nos laguinhos citaremos somente 3:  a alface d’água (Pistia stratiotes), a salvínia (Salvinia auriculata) e a ninféia (Nymphaea).

5.Plantas ao redor do lago:
Tais como avencas (Adianthum) , samambaias (Nephrolepis) e bromelias.
Quando se colocam pedras, podemos enfeitar entre elas com plantas herbáceas pequenas, inclusive disfarçando o vaso com pedras pequenas, tais como peperomias (Peperomia variegata)e violetas-africanas (Saintpaulia).