quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Borboletário do Reino Mágico das Borboletas

Por ocasião do transcurso do Dia Mundial do Meio Ambiente, no dia 5 de junho passado, o borboletário do Reino Mágico das Borboletas lançou uma campanha -

Vamos Criar Borboletas com a intenção de incentivar e motivar as escolas da região para a criação de borboletas e de borboletários.

Foram oferecidas visitas gratuitas ao Borboletário, então com mais de 1.000 borboletas, vivas e voando, oferecendo, ainda, a título de estímulo, gratuitamente, kits com lagartas e o livro Manual de Criação de Borboletas. A campanha foi um sucesso, de tal forma que, no dia do encerramento, exatamente no dia 5 de junho, o Borboletário recebeu a visita de 400 escolares.

Já por ocasião do primeiro aniversário do borboletário, no dia 5 de junho de 1999, havia sido proposta uma outra campanha, visando à criação de borboletas, junto aos jardins públicos de todos os 5.500 municípios brasileiros, considerando que bastaria haver flores, para atrair e alimentar as borboletas, acrescentando-se plantas hospedeiras, para a oviposição das borboletas e alimentação de suas lagartas, para que se consumasse o casamento perfeito, jardins com flores e borboletas. As mesmas razões são válidas para jardins particulares, fazendas, chácaras, sítios, clubes esportivos, escolas, condomínios fechados, etc.

As borboletas são importantíssimas na fertilização e fecundação das flores.

Criar borboletas e borboletários atende a vários objetivos, todos importantes.

Passemos a relembrar alguns deles
1. As borboletas são mensageiras da paz e embaixatrizes da defesa da natureza.

2. As borboletas representam o melhor indicador de um meio ambiente saudável, pois significa que o ambiente está bem equilibrado.

3. As borboletas exercem profunda fascinação sobre todos os seres humanos, especialmente entre as crianças e escolares, sendo, portanto, importante motivação para o conhecimento científico e defesa do meio ambiente e da paz.

4. As borboletas são importantíssimo fator, primário e secundário, na fertilização e fecundação das flores, significando contribuição inestimável e insubstituível ao aumento da produção de alimentos e de insumos para a agricultura e a indústria.

5. Ampliam a espiritualidade, atuando como vacina contra a violência. Além disso, essa atividade pode ser também uma fonte de renda, através da criação de um borboletário para visitação; através da venda de pupas para borboletários do mundo todo, de kits com ovos e lagartas para escolas, de borboletas para a confecção de objetos decorativos e de borboletas vivas para serem soltas em ocasiões festivas, como casamentos.

A beleza das criaturas - e as borboletas são das mais belas - revela a perfeição do criador, comprovando, assim, o Cântico das Criaturas de S. Francisco de Assis, de que somos todos irmãos, por uma razão simples, mas inquestionável, porque somos filhos do mesmo Pai

Leia mais: http://www.cpt.com.br/artigos/vamos-criar-borboletas#ixzz1r0P4kWI3