quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Como germinar e palntar sementes de Pêssegos

Como germinar e plantar sementes de pêssego

Hoje vou mostrar para vocês o modo como eu faço para germinar e plantar sementes de pêssego. Essa é uma das frutas que eu mais gosto de comer. É tão macia e saborosa que não dá pra comer somente uma...
A impressão que me dá é que o pêssego tem mais caroço do que fruta. O caroço dele é muito grande, parece uma noz. Sempre fiquei curioso pra abrir aquela noz e ver como e por dentro. Foi quando fiz isso pela primeira vez que decidi plantar essas sementes que tem dentro.

Bom... em primeiro lugar é preciso romper essa casca rígida para pegarmos a sementinha.



Como vocês podem ver essa casca é bem grossa e forte, e abriga uma frágil semente lá dentro. Acho que a maior dificuldade em todo o processo é abrir essa casca sem danificar a semente. Nessa foto acima eu utilizei uma faca rígida. Fui colocando a ponta dela entre as saliências da casca e fui forçando e quebrando aos poucos.

Mas depois eu lembrei que tem uma esmirilhadeira na minha bancada de ferramentas, daí o processo ficou bem mais fácil. Utilizei um flap disc 50 para escarificar a superfície, vejam as fotos:



Com a esmirilhadeira vou lixando a superfície da casca até que o ponto em que se consiga abir facilmente com uma faca ou um alicate. 



Até que finalmente consegui descascar todas as sementes:



Agora começamos com o processo de quebra de dormência dessas sementes. É importante prepara-las logo, pois essas sementes fora da casca ressecam muito rápido. Aconselho e prepara-las em no máximo 2 dias O pessegueiro é uma planta nativa de clima temperado. Precisa de temperaturas na média de 8 ºC para quebrar a dormência. Ou seja, essas sementes vão para a geladeira.

Aqui eu preparei o mesmo substrato úmido e limpo que fiz para as sementes de maçã. Coloquei elas em um pote fechado com papel toalha úmido. Depois guardei esse pote na gaveta dos legumes.





Depois de uns 5 dias as sementes vão começar a brotar. A raiz do broto vai começar a sair pela ponta da semente, como na foto abaixo



























Quando as raízes estiverem mais ou menos com este tamanho significa que estão no ponto de irem para a terra.
















Essa foi a primeira vez que trabalhei com sementes de pêssego. Então na hora de plantar eu apenas enterrei as raízes, deixei a pontinha da semente para fora da terra para que pudesse observar o desenvolvimento do broto. Plantei em vasos relativamente grandes para um broto, utilizei aquelas garrafas de água de 6,5l. Cortei a boca e fiz furos no fundo para escoar a água. Como substrato utilizei terra vegetal adubada, fácil de achar em qualquer casa de jardinagem.














As mudas de pêssego se desenvolvem rapidamente, em  poucos dias começam a aparecer as primeiras folhinhas.


















































Por enquanto é isso. Agora é esperar alguns anos para ver os frutos!!
Fonte; http://estratificandoafrio.blogspot.com.br/2013/01/como-germinar-e-plantar-sementes-de.html