quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Plantar sementes de Ipê

Como germinar e plantar sementes de Ipê


De todos os tipos de planta que eu tenho experiência essa é sem dúvidas a que mais me cativou. Não tem muita explicação, o Ipê-amarelo simplesmente é perfeito em todos os aspectos. Da mesma forma não consigo explicar a alegria de ver a florada dessas árvores no final do inverno.

Quem me conhece sabe que todos os anos sempre faço a colheita dessa sementes e saio plantando praças a fora pela cidade. Mas hoje vou compartilhar minha experiência no modo de como fazer essas sementes germinarem e brotarem com maior facilidade.

Aqui não é necessário escolher as sementes. Apenas espere as vagens começarem a secar e abrir. As sementes vão começar a se espalhar com o vento e esta é a hora de fazer sua colheita. Se você pega aquelas vagens que ainda estão fechadas e abri-las, vai perceber que as sementes ainda estão verdes e úmidas.

Estas ainda estão em estágio de maturação e não estão próprias para o plantio. No máximo, o que você vai conseguir é estragar uma vagem sadia.  O Ipê tem uma taxa de germinação muito boa, acho que é na média de 80%. Depois de colhidas você tem em média 180 dias para plantar, uma vez que as reservas nutricionais dessa semente se esgotam muito rápido.




Primeiro aconselho a deixar as sementes submersas em água por no máximo 48 horas. Esse processo ajuda muito a quebrar a dormência delas. Só que essas sementes são aladas e muito leves. Elas tem uma película semi-impermeável cobrindo sua superfície, então fica difícil afundar e encharcar elas com água. Portanto aconselho a embrulha-las em papel toalha e depois afundar no pote com água, assim o processo de quebra de dormência terá mais sucesso. Eu sempre prefiro colocar as sementes entre duas camadas de papel toalha e encharcar bem com água como nas fotos abaixo. Quando não tem papel toalha em casa eu costumo usar aqueles filtros de papel 103. Eles absorvem água da mesma forma e são mais difíceis de rasgar.



Depois de feito isso você pode planta-las diretamente na terra. Eu estou meio que sem vasos para plantar então utilizei uma bacia cheia de furinhos para preparar as mudas. Dá pra colocar varias sementes nela e ganhar espaço.



Eu sempre usei terra vegetal com esse tipo de semente e elas germinam com facilidade. cubra elas com cerca de 2 cm de terra e molhe com frequência, o importante é não deixar a muda exposta à seca por muito tempo. Depois que sua sementes começarem a brotar terão essa aparência:















Aconselho a separa-las. Antes de coloca-las no seu local definitivo eu costumo deixar elas crescerem um pouco em caixinhas de suco. Ficam assim:



Eu prefiro usar essas embalagens descartáveis pois fica mais fácil de tirar a muda depois. No começo eu usava garrafas pet. Mas quando a raiz engrossa dá um trabalhão pra tirar dali.

Quando elas tiverem cerca de 20 cm de altura já pode plantar no solo. É bom lembrar que o ipê-amarelo começa a dar flores quando atinge cerca de 2m de altura. A partir daí é possível contemplar suas floradas anuais.

Fonte: http://estratificandoafrio.blogspot.com.br/2012/12/como-germinar-e-plantar-sementes-de-ipe.html