domingo, 28 de agosto de 2011

Árvores para atrair pássaros

Árvores frutíferas e algumas das espécies de pássaros que atraem:


Acerola: árvore pequena, atrai sanhaços, saíras, sabiás

Abacateiro: árvore grande, atrai sabiás, sanhaços, jacus, pica-paus

Amoreira: árvore pequena, atrai sabiás, sanhaços, bem-te-vis, saíras

Bananeira: árvore grande, atrai tico-ticos, sanhaços, sabiás, saíras

Cajueiro: árvore média, atrai sabiás, sanhaços, saíras, periquitos, papagaios

Caquizeiro: árvore grande, atrai saíras, sabiás, bem-te-vis

Figueira: árvore grande, atrai tucanos, periquitos, jacus tico-ticos, tangarás

Gabirobeira: árvore grande (frutos amarelos), atrai sanhaços, sabiás, saíras

Goiabeira: árvore média, atrai periquitos, sanhaços, sabiás, tiés, saíras

Jabuticabeira: árvore média, atrai periquitos, sanhaços, saíras, sabiás

Mamoeiro: árvore pequena, atrai tucanos, sabiás, sanhaços, pica-paus

Pitangueira: árvore média, atrai sabiás, bem-te-vis, jacus, saíras, arapongas


Comedouro para pássaros:
(10 dicas para conquistar a passarada)
1 - Instale a bandeja do comedouro em altura suficiente para que não possa ser acessada por intrusos como cães, gatos e outros.

2 - É interessante escolher um local próximo a uma árvore para que os pássaros tenham sombra e também um ponto de apoio e abrigo.

3 - Água, arroz, migalhas de pão, sementes e frutas podem fazer parte do cardápio. Abacate, mamão, banana e goiaba estão entre as frutas mais apreciadas.

4 - Uma vez iniciada, a prática de oferecer alimentos não deve ser interrompida abruptamente. Principalmente nas cidades, os visitantes se acostumam com o alimento fácil à disposição e podem sofrer com a falta.

5 - Higienizar bem o comedouro e eventuais recipientes é muito importante. As garrafinhas com água e açúcar para atrair beija-flores exigem atenção especial. A falta de limpeza adequada pode favorecer a concentração de fungos e bactérias que infeccionam a língua do beija-flor e podem causar a morte do pássaro. É preciso lavar o bebedouro uma vez por semana usando uma mistura de água e cloro, além de trocar a água diariamente.

Plantio de espécies atraentes:
6 - Ter um quintal ou mesmo um canteiro em um edifício já é o suficiente para plantar uma árvore frutífera que vai atrair os pássaros. Pitangueira, abacateiro, goiabeira, ameixeira, amoreira são algumas boas opções.

7 - Mesmo a varanda de um apartamento pode ser um espaço propício para a visita de pássaros. A dica é ter um arbusto frutífero ou florífero em um vaso.

8 - Beija-flores gostam de espécies floríferas como escova-de-garrafa (Callistemon viminallis), grevílea-anã (Grevillea- banksii), ipê (Tabebuia spp.), sanquésia (Sanchezia nobilis), entre outras.

9 - Uma grevílea-anã (Grevillea- banksii) em flor corresponde ao mesmo que uma garrafinha de água com açúcar por dia. Generosa, ela floresce quase o ano todo.

10 - A arborização de parques, avenidas e jardins públicos pode ser feita com espécies que atraem os pássaros, como é o caso das árvores frutíferas. Cada um pode tentar influenciar no destino da vizinhança e do bairro para transformar a cidade em um ambiente mais amigo dos pássaros.

Fonte: Flor no meu Jardim