domingo, 21 de agosto de 2011

Dicas para jardins, hortas e campos:

1- Garrafas pets - Corte o fundo de garrafas de plástico de 2 litros (pets) e utilize os topos para proteger as mudas novas que ainda não tem firmeza contra chuvas e ventos.
E utilize os fundos como pratos para os vasos de barro. Funcionam bem e protegem as superfícies de derrames quando rega-se a mais.

2- Caixa de Ovos : Caixas de ovos recicladas, funcionam bem para começar a sementeira. Corte a parte de cima e coloque debaixo do compartimento dos ovos. Encha os compartimentos com terra apropriada e coloque as sementes. Quando regar, a caixa de cartão segura a humidade e dá suporte para manuseamento.
Parta cada compartimento quando plantar.

3- Folhas secas: Em vez de jogar fora folhas secas, coloque-as nos fundos dos vasos para prevenir que a terra saia.


4- Cascas de bananas:  Guarde as cascas de banana num saco, no congelador. Quando for plantar tomates, abra um rego com mais duas polegadas que necessário, e coloque as cascas de ponta a ponta, e cobra com estrume. Depois plante os tomates normalmente. Segundo as informações passadas, os tomateiros alcançam 8 pés de altura, e a fruta fica muito doce se fizer esse tapete de cascas de bananas.
 
5- Tem um canteiro de flores com terra fraca?

Conhece um sítio onde os pescadores compram minhoca? Traga para casa um pouco dessa lama e algumas minhocas, e coloque no canteiro `problemático’. Ao fim de uma época, isto enriquecerá e arejará, até a terra mais problemática, e esta irá produzir flores saudáveis.


6- Espalhe borras de café na base das plantas. Adicionando esta matéria orgânica à terra ajuda a melhorar a drenagem em barro e a capacidade de segurar a agua em terra arenosa. Utilize em qualquer planta, especialmente as que gostam de terra húmida e orgânica assim como azáleas.

7-  Pode reutilizar objetos que já não servem para mais nada para servir de vaso para plantas aromáticas e plantas de interior. Exemplo: latas recicladas, regadores, bules antigos e bancas descartadas. Dá um cenário diferente e exótico ao local.


8- Meias velhas: As suas meias velhas também podem ter utilidade nas suas plantas. Utilize-as para prender plantas caídas e ancorar videiras, são macias, flexíveis e não vão danificar as plantas. Se puder esconda-as da vista por detrás da folhagem.


9- Colocar cascas de amendoins no fundo dos vasos para prover drenagem facilita a drenagem da água. Certifique-se que o vaso tem terra suficiente para o desenvolvimento das raízes das plantas.


10- Utilize camadas de jornal para extinguir e prevenir o crescimento de ervas daninhas, em canteiros novos. Humedeça o papel depois de colocado no sítio e prenda os cantos com pedras para que este não se mova ou seja levado pelo vento. Coloque várias polegadas de adubo orgânico (estrume, palhas, folhas cortadas ou pedaços de casca de arvore) em cima do jornal para melhor segurança e para lhe dar outra aparência.


Fonte: http://www.facavocemesmo.net/