sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Criação de gansos



GANSOS:
São as aves que dão poucas despesas e não exigem instalações caras, bastando-lhes uma cobertura para se abrigarem em dias de chuvas e de ventos muito fortes, além de água para nadar e beber. São criados principalmente para a produção de carne, fígado, penas e penugem, além de servirem como excelentes vigias, chegando a atacar estranhos.
São herbívoros, pastando como os bois e bastando dar-lhes um pouco de milho ou restos de comida. Produzem uma boa carne.
Engordam com facilidade, desde que sejam presos em cercados limpos e secos, onde faça pouco exercício, ficando gordos e prontos para o abate em 2 a 3 meses.


As penas de ganso:
Suas penas têm grande aceitação, alcançando bons preços, desde que tiradas a seco e com cuidado. Devem ser arrancadas do animal morto, antes que ele esfrie.
Para obtermos as penas, com o animal vivo, fazemos a desplumagem, isto é, o arrancamento das penas, o que não é doloroso como pode parecer, desde que seja feita de maneira correta, na época da muda, quando as penas saem com facilidade, pois iriam cair sozinhas.

Como criar gansos?
Os gansinhos destinados ao corte não devem ter água para nadar porque, com os exercícios, engordam menos. Os reprodutores, porém, devem nadar para evitar que engordem muito, o que prejudica a sua fertilidade.
Vivem até 10 anos de idade, quase como selvagens, como bois, pastando pelos campos, pois são herbívoros e suas alimentações principais são os vegetais como capins, verduras, ervas etc.

*Reprodutores:
Só devem ser empregadas na reprodução, aves de raças puras, com 1 ano de idade e na proporção de 1 macho para 4 fêmeas. As gansas, em geral, põem 1 ovo a cada 2 dias e sua postura atinge 20 a 60 ovos por ano, conforme a sua raça. Elas mesmas escolhem os lugares para fazer o ninho. Não devemos tirar todos os ovos do ninho, pois a gansa pode abandoná-lo. É preciso deixar, sempre, 1 ovo verdadeiro ou um de louça, chamado de "indês". Os ovos devem ser guardados em lugar fresco.

A Incubação pode ser feita pelas próprias gansas, quando ficam chocas, pois são boas chocadeiras e criadeiras, atacando ate cães, para defender seus filhotes.
O período de incubação é ate de 28 a 31 dias, conforme a raça.
Quando as gansas ficam chocas, devem ser deixadas no mesmo lugar, bastando que coloque sobre o ninho, uma cobertura para protegê-lo das chuvas e ventos, do sol forte de certos animais.

Cada gansa pode ficar separada, em seu ninho, podendo "cobrir" até 15 ovos para chocar.
Podemos usar chocadeiras, mas somente para grande quantidades de ovos.

*Os gansinhos:
Depois de nascidos, devem ficar 24 horas sem comer. São muito sensíveis à umidade, às chuvas, aos ventos, ao frio e ao sol forte. Com 20 dias de idade, no entanto, já podem ser soltos, bastando dar-lhes um punhado de ração. Não lhes deve faltar água para beber e nadar nem sombra para protegê-los do sol forte e do calor. Os destinados ao corte, não devem ter água para nadar.

Fonte: http://www.criareplantar.com.br/
          http://www.dkgari.blogspot.com/