domingo, 21 de agosto de 2011

Como fazer um jardim bonito e com pouco dinheiro?

1- Divida o seu jardim em pequenas parte onde você pode escolher o que quer plantar e quanto quer gastar em cada parte. Pode escolher plantas baratas e outras mais caras dependendo do seu gosto e do dinheiro disponivel.


2- Não seja obcecado em cuidar do jardim. Em vez de passar horas a apanhar folhas e agulhas de pinheiro dos seus canteiros, deixe-os ficar onde caíram, vai poupar tempo, e será adubo natural econômico.


3-  Ao redor das árvores, plante várias flores coloridas, misturando espécies para que se dê flores o ano todo. Sugestão: aqueles cravos amarelos (popularmente chamados de cravo de defunto), Maria-sem-vergonha, Onze horas, Rosa meninas, margaridas, etc.
4 – Preparar bem e terra onde vai plantar é um bom começo pois uma terra bem drenada e cuidada vai ajudar a desenvolver plantas ainda mais bonitas.Utilize adubo de cogumelo para os seus canteiros. Guarde as cascas de ovos e cascas de cenouras, batatas, etc e forre a terra remexida antes de plantar.
5 – Plante lírios do dia, são plantas férteis que aguentam bastante sombra.

6 - Em vasos e canteiros, a terra deve estar bem fofa para facilitar a circulação de ar e a passagem de água. Coloque uma camada de cascalho no fundo do vaso para ajudar a passagem da água.

7-Escolha as plantas de acordo com o tipo do seu jardim: se bate sol ou fica mais na sombra, se é grande ou pequeno, etc. Escolha plantas baratas e com alguma durabilidade.

8-Para regar suas plantas, dê preferência para as primeiras horas do dia. Evite molhá-las quando o sol estiver forte.

9- Se tiver vasos com plantas de caule regue estas por cima, com um regador fino até que a água saia pelo furo da drenagem do vaso. Para vasos com plantas que cubram toda a superfície do vaso, encha de água o prato que fica sob o vaso.

10-Quando as raízes atingem um tamanho muito grande para o vaso onde está plantada, mude-a para um vaso maior. Desta forma vai aproveitar a planta para outro vaso maior e o vaso pequeno para uma planta mais pequena.

Fonte: http://www.facavocemesmo.net/